Colegiado Gestor da Cap 5.3.

Hoje, vinte seis de julho de 22 aconteceu no auditório da Otics Santa Cruz o colegiado Gestor da Cap 5.3, o tema do encontro foi o julho amarelo, que acontece no dia 28 Dia 28, onde é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
O objetivo do encontro foi informar quanto a necessidade do diagnóstico precoce das hepatites virais crônicas para erradicação proposta até 2030.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
O tratamento para hepatites varia de acordo com as causas e os tipos virais. Normalmente, é recomendado repouso, hidratação, boa alimentação e suspensão do consumo de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos por, pelo menos, 6 meses para evitar mais danos ao fígado e acelerar o processo de recuperação. Casos mais graves podem levar à hospitalização, ao transplante de órgãos e até mesmo a óbito.
Cuide-se.