As ações educativas, desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo.
Atualmente o tabagismo tem representado uma questão de saúde pública que atinge milhões de cidadãos no Brasil e no mundo. De acordo com a Marise, o tratamento e a formação de grupos são fatores essenciais para que os participantes consigam se livrar do vício do cigarro. “O tratamento antitabagismo se inicia por meio de serviço de acolhimento, orientações, terapias comportamentais em grupo, práticas integrativas, promoção de hábitos saudáveis e medicação”, afirma.
“Graças a Deus, em um mês, eu consegui parar de fumar. Hoje Eu amanheci com uma vontade imensa de fumar, mas estou lutando até agora. E a cada 24 horas eu agradeço a meu Deus por ter parado”, afirmou uma das pacientes que obtiveram êxito no tratamento.