No dia 14 de Junho, aconteceu no auditório da OTICS Santa Cruz a Regulação de Saúde Mental e Psiquiatria.
O objetivo o encontro, foi qualificar os critérios de inserção e orientar os médicos e profissionais da AP 5.3 sobre a importância de uma descrição completa do quadro clinico dos pacientes das unidades da Saúde da AP 5.
Saúde mental, a saúde mental está atrelada a uma série de questões que vão além da ausência ou tratamento de doenças mentais. Ela também está relacionada ao nosso bem-estar emocional e como mantê-lo no dia a dia.
Emoções como raiva, ansiedade, tristeza e frustração são normais, mas quando uma ou mais delas encontram-se em excesso, é importante contar com a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. E os brasileiros já têm feito isso!
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS, com entrevistados de mais de 30 países, o Brasil lidera o ranking como o país que mais se preocupa com a Saúde mental.
Já a psiquiatria é o campo da medicina responsável por diagnosticar e tratar transtornos mentais e demais problemas emocionais e comportamentais. Diferente do psicólogo, que é o profissional graduado em psicologia, o psiquiatra faz primeiro uma graduação em medicina, para em seguida, se especializar na área da psiquiatria. Além disso, apenas o psiquiatra pode receitar o uso de medicamentos para tratamentos ligados à Saúde mental.
Fonte: https://www.ipsos.com/pt-br
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-10/pesquisa-coloca-brasil-como-pais-que-mais-se-preocupa-com-saude-mental