Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

No próximo domingo dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Já que o nosso objetivo é alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, como também mostrar que há tratamento e cura.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo, que apesar de ser contagiosa. No qual é visto como uma doença de baixo potencial de difusão, então para que haja contágio, quando necessário que ocorra um contato muito próximo.

Seus sintomas são:

  • sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas limites;
  • manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
  • áreas da pele que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
  • caroços e placas em qualquer local do corpo;
  • diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

A Análise é realizada a partir de testes de sensibilidade e força muscular. Contudo seu remédio consiste em um esquema de vários antibióticos que apenas são fornecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro apoia e orienta que a qualquer sinal dos sintomas citados acima o usuário deve procurar o Centro Municipal de Saúde ou Clínica da Família mais próxima da sua residência.

Quanto as dúvidas com relação ao endereço da Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência, a Secretaria Municipal de Saúde fornece o link: ONDE SER ATENDIDO, onde o usuário após fornecer seu endereço e número de residência indica a localização da UBS mais próxima de sua residência.