A gerente Elisangela de Aquino Lima da Clínica da Família Valéria Gomes Esteves destacou que ” estamos trabalhando as agendas com horários flexíveis de forma a atender demandas espontâneas intercalando com pouca agendas, mantendo livre acesso. Porém, devido a vacância média de menos de 50 % da capacidade, organizar está demanda tem sido um dos nossos maiores desafios”.
No Centro Municipal de Saúde Adelino Simões a Gerente Mary Rose Priscila Revitto Leitão da Silva pontuou que o atendimento é organizado conforme demandas espontâneas e programadas. As consultas programadas são disponibilizadas através de agendas dispostas no prontuário eletrônico por equipe e atendendo a semana padrão de cada profissional.
Seguindo o dia de apresentação do accountability a gerente Augusta Porto da Matta do Centro médico de Saúde Aloysio Amâncio falou sobre pacientes que veem sem agendamentos prévio são acolhidos e direcionados ao setor correspondente a sua necessidade.
Caso sua demanda seja por consulta, o usuário é avaliado pela enfermeira da equipe, que identifica se há necessidade de atendimento imediato ou deverá ser encaminhado para agendamento de consulta.
Seguindo as apresentações do indicadores das unidade, a gerente Thais Aurélio Riqueza, responsável do Centro Municipal de Saúde Cattapreta mencionou que os agentes comunitários de saúde escalados na recepção recebem o usuário e verificam o motivo da procura e uma vez verificado a necessidade deste paciente é direcionado a enfermagem, e logo a seguir é encaminhado ao setor correspondente.
A diretora Angélica Santiago que está a frente da unidade Centro Municipal de Saúde Cesário de Mello fez a explanação sobre a produtividade da unidade, e um ponto que chamou atenção na sua gestão foi um caso de violência infantil , a vítima que sofria de maus tratos foi encaminhada para as autoridades competentes fazendo com que o pai obtivesse a guarda da criança.
O gerente Marcelo de Carvalho Martins da unidade Centro Municipal de Saúde Cyro de Mello frisou que a escuta inicial é realizada pela enfermagem, que classifica o risco/vulnerabilidade para oferecer o atendimento programado ou atendimento no mesmo dia para o médico da respectiva equipe. Apesar da unidade estar em um território hostil, tem sido prazeroso trabalhar e acolher toda a população daquela região.