Hoje, vinte seis de Julho , na Clinica da Família José Antônio Ciraudo, localizada na Av. Areia Branca, 1428 – Lote 1 – Santa Cruz, aconteceu a oficina Resgate de Contato Hanseníase, que contou com o empenho conjunto dos colaboradores da CF José Antônio Ciraudo, Equipe de gerência de doenças dermatológicas prevalentes, funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e equipe SES/RJ/GERHANS Os profissionais tiveram como objetivo explicar e orientar aos usuários da área programática 5.3 sobre o que é a Hanseníase , quais os cuidados , os exames para identificar a doença e o tratamento que deve ser feito. Você sabe o que é a Hanseníase?
È uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (bacilo) chamada Mycobacterium Ieprae. O Brasil é o segundo país do mundo com maior numero de casos. Na Cidade do Rio De Janeiro, ocorreram em torno de 300 casos da doença a cada ano. A Hanseníase afeta a pele e os nervos periféricos e se não for diagnosticada e tratada, pode levas a severas deformidades físicas.
O Tratamento é feito com uso diário de comprimidos em casa e uma dose mensal deve ser tomada na presença de um profissional de saúde (Médico/enfermeiro), num período que pode variar de 6 meses a 1 ano e meio, dependendo da forma clínica da doença. Todos os medicamentos são fornecidos pelo Sistema único de Saúde(SUS), sem custo adicional para população em tratamento. Os indivíduos que estejam em contato frequente e prolongado com pessoas acometidas pela doença também devem procurar uma unidade se saúde (Centro Municipais de Saúde e clinicas da família) para serem examinadas. Para obter a cura é necessário completar todo tratamento.
A Pessoa com hanseníase não precisa de isolamento – pode e deve seguir uma vida normal, realizando suas atividades diárias e mantendo o convívio com família e amigos. Os doentes param de transmitir a doença , logo nas primeiras doses do tratamento.
A Hanseníase tem cura! Procure uma unidade básica de saúde.