Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde – RAP da Saúde

O RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) que tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde tendo os jovens como protagonistas e agentes de participação social e comunicação.

Uma vez que o protagonismo juvenil traz em si a ideia dos jovens como sujeitos de intervenções e de ações transformadoras de seus contextos sociais e comunitários, no RAP eles são protagonistas em todas as etapas: no planejamento e na realização das ações de promoção da saúde, no acesso e acolhimento de jovens nas unidades de saúde com propósito de fortalecer a educação entre pares e na avaliação do desenvolvimento do curso.

   

O programa a partir de então, passou a ser gerido integralmente pela SMS-RJ e ganhou formato de Curso para Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde.

Nos últimos três anos os desafios encontrados até aqui e o que aprendemos no percurso. A partir da institucionalização do Rap da Saúde, os jovens promotores de saúde foram inseridos nas Unidades Básicas de Saúde e contribuíram para que especificidades deste grupo saíssem da invisibilidade. Atualmente, o Rap está presente entre as 10 áreas programáticas de saúde do município do Rio de Janeiro, com capacidade para até 250 jovens por ano.