1° encontro com agentes comunitários de Saúde (Diabetes)

Hoje, dia 09 de Junho aconteceu no auditório da OTICS Santa Cruz o primeiro encontro com os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) com  objetivo de discutir e esclarecer dúvidas sobre as ações prioritárias a serem implementadas pelas equipes da AP 5.3, cada um com sua função. também foi estipulado o que deve ser feito pelos ACS no tratamento dos pacientes Diabéticos.

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

– Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
– Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
– Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.).

 

AS responsáveis pelo encontro, Ludmila Castro , Érica Rodrigues e Jaqueline , profissionais de saúde da AP 5.3 buscaram realizar  uma conversa sobre casos de pacientes e suas respectivas complicações, como o agente deve proceder em cada situação ,otimizando o tratamento da comorbidade nos pacientes.