Hoje no auditório da Otics Rio Santa Cruz, foi realizado o colegiado gestor com a intenção de planejar e qualificar os representantes da comunidade que junto a secretaria municipal de saúde, darão início a campanha contra Influenza e quarta dose de vacina contra o Covid para a área programática da 5.3
A vacinação contra influenza ocorre em duas etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,6 milhões de pessoas em todos os 92 municípios do Estado, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários. A primeira etapa será realizada entre os dias 4 de abril e 2 de maio e contemplará trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Já a segunda etapa ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho e inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
No dia 30 de abril, dia D da campanha, todo o público-alvo poderá ser imunizado.
A vacinação contra influenza é extremamente importante para que possa evitar os casos graves e óbitos pela doença. No ano passado, ocorreu uma epidemia de gripe gerada pela circulação do vírus H3N2 e pela baixa cobertura vacinal. Por isso, do planejamento para que o público prioritário procure os postos de saúde para receber a imunização assim que a campanha seja iniciada.
Estiveram presentes o Coordenador da Area Programática 5.3 Leandro Abal, a Diretora da Policlínica Lincoln De Freitas Denise, representante do Corpo de bombeiros e gestores da AP 5.3.