O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Diferentemente de outras datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado pelo comércio. No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza também a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas contra o machismo, violência domestica e psicológica.
Atualmente o SUS (sistema único de saúde) tem apoiado as mulheres vitimas de maus tratos , o atendimento especializado e integral para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual no Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei. A Constituição estabelece, entre outros direitos, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.
Nesta data expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todas as mulheres e renovamos nossos votos para um futuro melhor a todas as mulheres do mundo.