Encerramento do Accountability 2021 da CAP 5.3

As 26 unidades da área programática 5.3 realizarão a prestação de contas através do Accountability realizado em 2021, neste pode se fazer uma autoavaliação, apresentando o alcance dos seus objetivos no último ano, os problemas encontrados e as propostas para a melhoria dos resultados.

Participam dos seminários os gestores e técnicos das unidades de saúde, representante das Coordenações de Área Programática e representantes da comunidade local. As ações aconteceram no auditório da OTICS Santa Cruz e, contaram com a presença de representantes da SUBPAV e das Coordenadorias Gerais de Atenção Primária.

Encerramos este ciclo com apresentações dos Centros Municipais de Saúde Maria Aparecida de Almeida, Emydio Cabral, Enfermeira Floripes Galdino Pereira, Professor Sávio Antunes, Dr. Décio do Amaral Filho e da Policlínica Lincoln de Freitas Filho.

 

Iniciamos com CMS Maria Aparecida de Almeida que fica localizado conjunto Cesarinho, e conta com uma equipe de saúde da família, saúde bucal e umNASF. O Diretor Silvio da Costa Figueiredo Junior enfatizou que um princípio fundamental e a humanização no atendimento e a garantir o acesso.

 

A Gerente Vera Lucia Rodrigues de Oliveira responsável pelo Centro Municipal de Saúde Emydio Cabral falou sobre o seminário que é de análise para o planejamento de dados e busca a vigilância em saúde através monitoramento de casos de tuberculose se está aumentando ou diminuindo.

 

Seguindo o dia com o Centro Municipal de Saúde Floripes Galdino Pereira, a Diretora Célia Regina de Oliveira Barcellos Rocha fez questão de citar o orgulho que tem de poder fazer parte do trabalho de estratégia de saúde da família.

 

A Gerente Patrícia dos Reis Villa que administra o Centro Municipal de Saúde Sávio Antunes reiterou que diante das dificuldades não impediu que a equipe conseguisse cumprir o planejamento de trabalho, trançando estratégias e alcançando metas de indicadores importantes.

 

A Gerente Ana Alice Silva Ferreira e a Juliana responsável técnica de Enfermagem relataram que estão a um mês no Centro Municipal de Saúde Doutor Décio Amaral filho e mencionou que as obras de estruturação da unidade já se iniciaram. Ana disse que a unidade reconhece seu papel como porta de entrada para sua população no sistema de saúde, seja para abordagem de queixas agudas, ou diagnósticos e acompanhamentos de condições crônicas.

Encerrando o Accountability tivemos a Issis Regina diretora administrativa e o diretor Cláudio Jorge Marcondes responsável pela policlínica Lincoln de Freitas Filho, ela fez questão de frisar o interesse incessante em oferecer o conforto para os pacientes da clínica.
Sendo assim, Dr. Cláudio  deixou uma mensagem muito emocionado ” Durante todo esse período, que está sendo um grande aprendizado, só tenho que agradecer primeiro a Deus e a toda nossa equipe que se dedica integralmente ao bom funcionamento da Unidade. Apesar de todas as dificuldades conseguimos avanços e principalmente a consciência que estamos progredindo”.