Novembro é mês de ACCOUNTABILITY na CAP 5.3

A Coordenadoria de Área Programática 5.3 sabe muito bem a realidade dos indicadores que tomamos como parâmetro, e o principal objetivo de ACCOUNTABILITY é este nortear nosso processo de trabalho.

 

A gerente Ana Beatriz Gonçalves Escarani da Clínica da família  José Antônio Ciraudo apresentou a produtividade da equipe que compõem a unidade,  e além disso apontou os problemas e condições para que as metas sejam alcançadas.

Ana Beatriz Gonçalves Escarani

 

A Gerente Filomena Hauat reavaliou as dificuldades e desafios encontrados neste ano de 2021 na Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho e relatou sobre o acolhimento de vítimas de abusos sexuais e expressou sobre os indicadores da saúde da mulher, contudo houve diminuição dos casos nos últimos meses. 

Filomena Hauat

A Gerente Joanne de Mattos responsável pela unidade Clínica da Família Lourenço de Mello destacou que a violência não é apenas um caso de polícia, mas também de saúde.  Juntamente com a Doutora Roberta ela frisou que nos últimos anos  a Atenção Primária na região vivenciou diversos desafios e dificuldades, que recentemente as práticas das equipes foram adaptadas de acordo com a necessidade e por isso houve uma reorganização dos processos de trabalho a fim de melhorar o fluxo na área programática.

Joanne de Mattos

 

Seguindo a apresentação do seminário a Gerente Nayanne Camillo que administra a Clinica da Família Professor Ernani de Paiva Ferreira Braga mencionou, que devido ao enfrentamento da pandemia COVID-19, houve um impacto na redução do desempenho das equipes na execução dos atributos da da atenção primária e na assistência a determinadas condições de saúde, apesar de resguardar os serviços essenciais.

Nayanne Camillo

A Diretora Simere de Oliveira Pontes da Clínica da família Professor Waldemar Berardinelli citou que o acolhimento é organizado pela equipe de Saúde da Família, inclusive destacou que os enfermeiros fazem a escuta inicial e avaliam de acordo com a classificação de risco e vulnerabilidade da população.

Simere de Oliveira Pontes

A Gerente Jéssyca Félix da Silva Sampaio responsável pelo trabalho na Clínica da Família Samuel Penha Valle retomaram as consultas agendadas e os enfermeiros estão seguindo as orientações da retomada do serviço assistencial. Por haver apenas 1 médico atuando hoje na unidade, as consultas médicas que necessitem de atendimento imediato terão, as demais serão agendadas de acordo com a classificação realizada pelo enfermeiro na escuta inicial.

Jéssyca Félix da Silva Sampaio

A Gerente Carmem Dias da Clínica da Família Sérgio Arouca abordou  o atendimento realizado pela saúde bucal, que vem seguindo a nota técnica de 06/2021. O atendimento realizado pela equipe Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) vem sendo por encaminhamento através das equipes de saúde da família.

Carmem Dias